Universidade Metodista Unida
De
Moçambique
Tópicos
Aula
3
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Hardware ● Software ● Rede ● Arquiteturas
●
Como aprendemos na aula passada, um SI é composto por
diversos
componentes: Tecnologias, Dados, Processos e Pessoas.
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Tecnologias: Hardware, Software e Rede.
Hardware
●
Partes físicas de um dispositivo de computação
– aqueles que
podemos
tocar, são conhecidos como hardware:
○
Computadores desktops
○
Laptops
○
Leitores
○
Dispositivos de armazenamento
○
Dispositivos de entradas
○
Dispositivos de saída.
Computadores
●
Todos os computadores pessoais consistem nos mesmos componentes
básicos:
CPU, memória, placa de circuito, dispositivos de entrada / saída.
Também
se verifica que quase todos os dispositivos digitais utilizam o
mesmo
conjunto de componentes, por isso estudando um computador
pessoal
nos dará uma visão sobre a estrutura de uma variedade de
dispositivos
digitais.
CPU
- Processador
●
A unidade central de processamento ou CPU, também conhecida como
processador,
é a parte de sistema computacional, que realiza as
instruções
de um programa de computador, para executar a aritmética
básica,
logica, e a entrada e saída de dados.
●
O seu papel pode ser comparado ao papel de um cérebro no
funcionamento
de um computador.
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Controla e gere os demais componentes de hardware.
●
A velocidade ("clock time") de uma CPU é medida em hertz. Um hertz é
definido
como um ciclo por segundo.
Motherboard
●
A placa-mãe (do inglês motherboard) – é a parte do computador
responsável
por conectar e interligar todos os componentes, ou seja,
processador
com a memoria RAM, disco rígido, placa gráfica, etc. Alem de
permitir
o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns
periféricos
com a energia que recebe da fonte de alimentação.
RAM
●
A memoria de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory) – é
um
tipo de memória que permite a leitura e escrita, utilizada como
memoria
primaria em sistemas eletrónicos digitais.
●
Quando um computador é iniciado, ele começa a carregar informações
do
disco rígido para sua memória de trabalho. Esta memória de trabalho,
chamada
memória de acesso aleatório (RAM), pode transferir dados
muito
mais rápido que os discos rígidos.
●
É usada pelo processador para armazenar os arquivos e programas que
estão
sendo processados.
Hard
Disk Drive
●
O computador precisa de um lugar para armazenar dados a longo prazo.
●
Um disco rígido é onde os dados são armazenados mesmo quando o
computador
for desligado.
SolidState
Drive
●
Um componente relativamente novo que se torna mais comum em
alguns
computadores pessoais é a unidade de estado sólido (SSD). O SSD
executa
a mesma função que um disco rígido: armazenamento de longo
prazo.
Em vez de discos giratórios, o SSD usa memória flash, que é muito
mais
rápido.
Mídea
removível
●
A mídea removível permite que você leve seus dados consigo. E assim
como
com todas as outras tecnologias digitais, Esses meios ficaram mais
poderosos
com o passar dos anos.
Entrada
e Saida (Input/Output)
●
Para que um computador pessoal seja útil, ele deve ter canais para
entrada
e saída de dados. Estes dispositivos de entrada e saída se
conectam
ao computador por via de várias portas de conexão, que
geralmente
fazem parte da placa-mãe e são acessíveis “fora do
computador”.
●
Em computadores, portas específicas foram projetadas para cada tipo de
saída/entrada
do dispositivo.
●
Hoje, quase todos os dispositivos se ligam a um computador através da
utilização
de uma porta USB. Este tipo de porta, introduzido pela primeira
vez
em 1996 aumentou em suas capacidades, tanto na sua taxa de
transferência
de dados e potência fornecida.
●
Todos os computadores pessoais precisam de componentes que
permitem
ao usuário inserir dados (input devices). Os primeiros
computadores
usavam simplesmente um teclado para permitir que o
usuário
insira dados ou selecione um item de um menu para executar um
programa.
●
Os dispositivos de saída (output divices) também são essenciais. O
dispositivo
de saída mais óbvio é o monitor, representando visualmente
estado
do computador.
Software
●
O segundo componente de um sistema de informação é o software.
Simplificando:
Software é o conjunto de instruções que dizem ao
hardware
o que fazer.
●
São programas (conjunto ordenado de instruções), de qualquer tipo e
qualquer
linguagem, que são introduzidos no computador para fazê-lo
trabalhar
e produzir resultados.
●
O software é criado através do processo de programação. Sem software,
o
hardware não seria funcional
Tipos
de Software
●
Software básicos (programas do sistema)
●
Aplicativos (ou de aplicação)
●
Utilitários
Software
básico
●
Gere as operações do computador e proporciona uma interface
de
utilização da máquina ao utilizador.
●
É o primeiro programa a ser instalado numa máquina.
Software
aplicativo
●
Programa cujo objetivo central é o desempenho de
tarefas
praticas
●
Em geral estão ligadas ao processamento de dados
como
trabalhos de escritório ou empresarial.
●
O seu foco é a resolução de problemas do utilizador.
Software
utilitários
●
São programas usados para suprir deficiências do sistema
computacional
(hardware e software).
●
Pode-se incluir nos utilitários programas para:
○
Compactar dados
○
Limpeza de discos rígidos
○
Partilha de conexões.
Rede
e Arquitetura
Comunicação
de rede
●
Um sistema de informação pode existir sem a capacidade de comunicar -
Os
primeiros computadores eram máquinas autônomas que não
acessavam
a Internet. No entanto actualmente é indispensável a
comunicação
entre diferentes instancias.
Conexão
com rede
●
Quando os computadores pessoais foram desenvolvidos pela primeira vez,
eram
unidades autônomas, dados eram introduzidos no computador ou
removidos
do computador por meio de mídia removível, como o disquete.
●
Começando em meados dos anos 80, no entanto, as organizações
começaram
a ver o valor na conexão de computadores através de uma rede
digital.
●
Devido a isso, computadores pessoais precisavam da capacidade de se
conectar
a esses redes. Inicialmente, isso foi feito adicionando um cartão de
expansão
ao computador que habilitava a Conexão a rede, mas em meados
da
década de 1990, uma porta de rede era padrão na maioria dos
computadores
pessoais.
ArquiterturaCliente-servidor
●
Em meados da década de 1980, as empresas começaram a ver a
necessidade
de conectar seus computadores Colaborar e compartilhar
recursos.
Essa arquitetura de rede foi chamada de "cliente-servidor"
porque
os usuários entrarão na rede de área local (LAN) de seu PC (o
"cliente")
conectando-se a um computador chamado "servidor", o que
lhes
concederia direitos sobre diferentes recursos na rede (tais como
áreas
de arquivos compartilhados e uma impressora).
●
Ponto à ponto (Peer to peer).
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