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Sistema de informação Aula 3

Universidade Metodista Unida

De Moçambique

Tópicos

Aula 3

● Hardware ● Software ● Rede ● Arquiteturas

● Como aprendemos na aula passada, um SI é composto por

diversos componentes: Tecnologias, Dados, Processos e Pessoas.

● Tecnologias: Hardware, Software e Rede.

Hardware

● Partes físicas de um dispositivo de computação – aqueles que

podemos tocar, são conhecidos como hardware:

○ Computadores desktops

○ Laptops

○ Leitores

○ Dispositivos de armazenamento

○ Dispositivos de entradas

○ Dispositivos de saída.

Computadores

● Todos os computadores pessoais consistem nos mesmos componentes

básicos: CPU, memória, placa de circuito, dispositivos de entrada / saída.

Também se verifica que quase todos os dispositivos digitais utilizam o

mesmo conjunto de componentes, por isso estudando um computador

pessoal nos dará uma visão sobre a estrutura de uma variedade de

dispositivos digitais.

CPU - Processador

● A unidade central de processamento ou CPU, também conhecida como

processador, é a parte de sistema computacional, que realiza as

instruções de um programa de computador, para executar a aritmética

básica, logica, e a entrada e saída de dados.

● O seu papel pode ser comparado ao papel de um cérebro no

funcionamento de um computador.

● Controla e gere os demais componentes de hardware.

● A velocidade ("clock time") de uma CPU é medida em hertz. Um hertz é

definido como um ciclo por segundo.

Motherboard

● A placa-mãe (do inglês motherboard) – é a parte do computador

responsável por conectar e interligar todos os componentes, ou seja,

processador com a memoria RAM, disco rígido, placa gráfica, etc. Alem de

permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns

periféricos com a energia que recebe da fonte de alimentação.

RAM

● A memoria de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory) – é

um tipo de memória que permite a leitura e escrita, utilizada como

memoria primaria em sistemas eletrónicos digitais.

● Quando um computador é iniciado, ele começa a carregar informações

do disco rígido para sua memória de trabalho. Esta memória de trabalho,

chamada memória de acesso aleatório (RAM), pode transferir dados

muito mais rápido que os discos rígidos.

● É usada pelo processador para armazenar os arquivos e programas que

estão sendo processados.

Hard Disk Drive

● O computador precisa de um lugar para armazenar dados a longo prazo.

● Um disco rígido é onde os dados são armazenados mesmo quando o

computador for desligado.

SolidState Drive

● Um componente relativamente novo que se torna mais comum em

alguns computadores pessoais é a unidade de estado sólido (SSD). O SSD

executa a mesma função que um disco rígido: armazenamento de longo

prazo. Em vez de discos giratórios, o SSD usa memória flash, que é muito

mais rápido.

Mídea removível

● A mídea removível permite que você leve seus dados consigo. E assim

como com todas as outras tecnologias digitais, Esses meios ficaram mais

poderosos com o passar dos anos.

Entrada e Saida (Input/Output)

● Para que um computador pessoal seja útil, ele deve ter canais para

entrada e saída de dados. Estes dispositivos de entrada e saída se

conectam ao computador por via de várias portas de conexão, que

geralmente fazem parte da placa-mãe e são acessíveis “fora do

computador”.

● Em computadores, portas específicas foram projetadas para cada tipo de

saída/entrada do dispositivo.

● Hoje, quase todos os dispositivos se ligam a um computador através da

utilização de uma porta USB. Este tipo de porta, introduzido pela primeira

vez em 1996 aumentou em suas capacidades, tanto na sua taxa de

transferência de dados e potência fornecida.

● Todos os computadores pessoais precisam de componentes que

permitem ao usuário inserir dados (input devices). Os primeiros

computadores usavam simplesmente um teclado para permitir que o

usuário insira dados ou selecione um item de um menu para executar um

programa.

● Os dispositivos de saída (output divices) também são essenciais. O

dispositivo de saída mais óbvio é o monitor, representando visualmente

estado do computador.

Software

● O segundo componente de um sistema de informação é o software.

Simplificando: Software é o conjunto de instruções que dizem ao

hardware o que fazer.

● São programas (conjunto ordenado de instruções), de qualquer tipo e

qualquer linguagem, que são introduzidos no computador para fazê-lo

trabalhar e produzir resultados.

● O software é criado através do processo de programação. Sem software,

o hardware não seria funcional

 

Tipos de Software

● Software básicos (programas do sistema)

● Aplicativos (ou de aplicação)

● Utilitários

Software básico

● Gere as operações do computador e proporciona uma interface

de utilização da máquina ao utilizador.

● É o primeiro programa a ser instalado numa máquina.

Software aplicativo

● Programa cujo objetivo central é o desempenho de

tarefas praticas

● Em geral estão ligadas ao processamento de dados

como trabalhos de escritório ou empresarial.

● O seu foco é a resolução de problemas do utilizador.

Software utilitários

● São programas usados para suprir deficiências do sistema

computacional (hardware e software).

● Pode-se incluir nos utilitários programas para:

○ Compactar dados

○ Limpeza de discos rígidos

○ Partilha de conexões.

Rede e Arquitetura

Comunicação de rede

● Um sistema de informação pode existir sem a capacidade de comunicar -

Os primeiros computadores eram máquinas autônomas que não

acessavam a Internet. No entanto actualmente é indispensável a

comunicação entre diferentes instancias.

Conexão com rede

● Quando os computadores pessoais foram desenvolvidos pela primeira vez,

eram unidades autônomas, dados eram introduzidos no computador ou

removidos do computador por meio de mídia removível, como o disquete.

● Começando em meados dos anos 80, no entanto, as organizações

começaram a ver o valor na conexão de computadores através de uma rede

digital.

● Devido a isso, computadores pessoais precisavam da capacidade de se

conectar a esses redes. Inicialmente, isso foi feito adicionando um cartão de

expansão ao computador que habilitava a Conexão a rede, mas em meados

da década de 1990, uma porta de rede era padrão na maioria dos

computadores pessoais.

ArquiterturaCliente-servidor

● Em meados da década de 1980, as empresas começaram a ver a

necessidade de conectar seus computadores Colaborar e compartilhar

recursos. Essa arquitetura de rede foi chamada de "cliente-servidor"

porque os usuários entrarão na rede de área local (LAN) de seu PC (o

"cliente") conectando-se a um computador chamado "servidor", o que

lhes concederia direitos sobre diferentes recursos na rede (tais como

áreas de arquivos compartilhados e uma impressora).

● Ponto à ponto (Peer to peer).

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